Sua escola convive com esses desafios em sala da aula?

Alunos diagnosticados com:

  • Déficit de Atenção;
  • Déficit de Decodificação;
  • Transtorno de Hiperatividade;
  • Entre outros;

Paralelo a isso, estudos indicam que:

  • O TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade afeta de 8 a 12% das crianças do mundo (Fonte: Anvisa)
  • O Brasil apresentou um aumento de 75% no consumo de Ritalina por crianças – Medicamento utilizado no tratamento do TDAH (Fonte: SNGPC)
  • O consumo de Ritalina cresceu 775% nos últimos 10 anos no mundo;
  • O TDAH é a condição crônica de saúde de maior prevalência em crianças em idade escolar;
  •  O risco de fracasso escolar é 2 a 3 vezes maior;
  • Cerca de 20 a 30% das crianças com TDAH apresentam dificuldades específicas, que interferem na sua capacidade de aprender;
  • Um terço ou mais das crianças com TDAH ficará para trás na escola, no mínimo uma série durante a sua vida escolar;
  • 35% nunca completará o ensino médio;
  • As notas estarão significativamente abaixo de seus colegas de classe;
  • 40 a 50% dessas crianças receberão algum tipo de serviço educacional (aulas de reforço, de recuperação, de apoio);
  • 15 a 25% delas serão suspensas e até expulsas da escola, devido a problemas de conduta;
  • De acordo pesquisa realizada por profissionais da Unifesp, em colégios de São Paulo, constatou-se que nas escolas particulares, entre 15% e 20% das crianças têm DPAC (Distúrbio do Processamento Auditivo Central) em algum grau.

Quais são as dificuldades que estes transtornos causam dentro de sala de aula?

Para a escola:

  • Dificuldades dos professores para lidar com os alunos;
  • Professores estressados;
  • Evasão de alunos;
  • Conflitos em sala de aula;
  • Baixo rendimento dos alunos;
  • Impacto em índices de aprovação nos vestibulares/Enem;

Para os professores:

  • Dificuldade para lidar com os alunos;
  • Dificuldade de relacionamento;
  • Conflitos em sala de aula;
  • Baixo rendimento dos alunos;
  • Dificuldade na aplicação de conteúdo;
  • Desmotivação profissional;

Para os Alunos:

  • Dificuldade em lidar com a frustração;
  • Inabilidade para entender seus comportamentos e emoções;
  • Dificuldade de integração com os outros alunos;
  • Dificuldade de relacionamento;
  • Baixo rendimento escolar;
  • Aumento do estresse devido a alta pressão dos pais e escola;

Para os Pais:

  • Preocupação com comportamentos dos filhos;
  • Preocupação com o baixo rendimento escolar;
  • Dificuldade na compreensão da maneira de ser dos seus filhos;
  • Dificuldade de relacionamento;
  • Estresse com as reclamações da escola;
  • Preocupação com o futuro dos filhos;

O que você pensaria sobre as afirmativas abaixo?

  • O uso de medicamentos para controle desses transtornos é inadequado na maioria dos casos;
  • É possível contornar estas dificuldades apenas com ferramentas e estratégias comportamentais;
  • Os resultados desses alunos podem ser potencializados;
  • O desempenho escolar, pessoal e profissional destes alunos deve, e pode, ser igual aos demais;
  • Enquanto nos Estados Unidos, pelo menos 9% das crianças em idade escolar foi diagnosticada com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), e estão sendo tratadas com medicamentos, já na França, a percentagem de crianças diagnosticadas e medicadas para o TDAH é inferior a 0,5%, por utilizar métodos direcionados aos aspectos comportamentais e situacionais;

Como nosso projeto pode ajudar a solucionar estas dificuldades na escola?

O Projeto Mapeamento nas Escolas da Roma Instituto de Desenvolvimento Humano, é baseado em uma ferramenta de mapeamento de tipos psicológicos.

Por meio desta ferramenta, é possível identificar as preferências de personalidade dos alunos, compreendendo melhor seus comportamentos e dificuldades, bem como, aprender as formas mais efetivas para contornar.

A base científica desta ferramenta é a teoria dos tipos psicológicos de Carl G. Jung.

Quais são os Benefícios?

Para a escola:

  • Professores mais capacitados para lidar com os alunos;
  • Melhora no relacionamento entre o corpo docente;
  • Oferta de um diferencial competitivo aos pais e alunos;
  • Redução de conflitos em sala de aula;
  • Melhora nos resultados dos alunos;

Para os professores:

  • Melhor capacitação para lidar com os alunos;
  • Melhora no relacionamento entre com os alunos, outros professores e na vida pessoal;
  • Ampliação das ferramentas comportamentais para o ensino;
  • Redução de conflitos em sala de aula;
  • Melhora nos resultados dos alunos;
  • Mais satisfação profissional;

Para os Alunos:

  • Melhor compreensão das suas dificuldades e maneira de ser;
  • Ampliação do autoconhecimento;
  • Melhora nos relacionamentos com os professores, amigos, família, etc;
  • Redução de conflitos em sala de aula;
  • Melhora em seus resultados;

Para os Pais:

  • Filhos com mais suporte e melhor acompanhamento na escola;
  • Melhor compreensão das suas dificuldades e maneira de ser dos seus filhos;
  • Ampliação do autoconhecimento;
  • Melhora nos relacionamentos com os filhos;
  • Redução de conflitos em sala de aula;
  • Filhos mais preparados para a vida;

Como funciona o projeto?

O Projeto Mapeamento nas Escolas da Roma Instituto de Desenvolvimento Humano, é direcionado a capacitação dos professores na ferramenta de mapeamento de tipos psicológicos.

Os professores estarão aptos a:

  • Identificar os diferentes tipos psicológicos dos seus alunos;
  • Implementar novas estratégias para lidar com os diferentes perfis;
  • Contornar conflitos em sala de aula;
  • Aplicar estratégias de ensino específicas a cada tipo psicológico;
  • Potencializar os resultados dos seus alunos;
  • Prepará-los para a vida de forma mais ampla e abrangente;

Formato de Trabalho

  1. É enviado um teste completo ao professor participante, que deve ser preenchido de acordo com instruções prévias e enviado de volta a Roma Instituto de Desenvolvimento Humano;
  2. Realizaremos o processamento de cada um dos testes e com esse material será elaborada uma apostila individual, com informações, números e explicações de perfil diagnosticado;
  3. Após essa etapa será agendado um workshop, em média 4h;
  4. Em seguida, uma apresentação de estratégias para identificar os tipos psicológicos dos alunos e possibilidades de novas alternativas para o processo de aprendizagem;
  5. Será entregue uma apostila complementar de apoio ao professor para utilização em sala de aula;
  6. Um atendimento via Skype após 45 dias do Workshop para tirar dúvidas;

Serviços Adicionais

  •  Palestra aos pais;
  •  Visitas extras aos professores;
  •  Workshop “Conheça o seu perfil e descubra sua profissão” para alunos do Ensino Médio.

PARA MAIS INFORMAÇÕES OU CONTRATAR O MAPEAMENTO PARA A SUA ESCOLA ENTRE EM
CONTATO: ZAP (11) 94723-7654 / FIXO (11) 4107-6661 OU PREENCHA O
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